O deputado estadual Nelson Leal (PP) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa da Bahia nesta sexta-feira (1o). O resultado da eleição confirma os acordos já feitos desde o ano passado, que culminaram com o apoio das bancadas de governo e oposição a Leal, que comanda o Legislativo baiano até o final de 2020. 

Além dele, foram eleitos os outros oito integrantes da Mesa Diretora da Casa. Deles, três são mulheres e cinco, homens. Os nove integrantes são todos de partidos diferentes.  Deles, seis são da bancada governista e três da oposição. Leal recebeu 62 dos 63 votos da Casa. 

Para a primeira vice-presidência o escolhido foi Alex Lima (PSB), que chegou a colocar o nome para disputar o comando da Casa, mas recuou para apoiar Leal após articulações que envolveram os próprios parlamentares e líderes partidários.

Ivana Bastos (PSD) vai ocupar a segunda vice-presidência, enquanto Fabricio Falcão (PCdoB) vai para a terceira e Soldado Prisco (PSC), para a quarta. A primeira secretária será a deputada Maria Del Carmen (PT). Tom Araújo (DEM) será o segundo secretário, enquanto Talita Oliveira (PSL) será a terceira e Euclides Fernandes (PDT), o quarto. Talita é a única novata na Mesa.

Os suplentes da Mesa são oa deputados Fabiola Mansur (PSB), Samuel Junior (PDT), Neusa Cadore (PT), Pedro Tavares (DEM) e Jurailton Santos (PRB). 

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que chega para seu primeiro mandato, também lançou candidatura, mas só teve um voto. Hilton ressaltou que sua candidatura tinha o objetivo de marcar posição, me discurso, fez críticas ao governo do estado, ressaltando índices de violência e o que chamou de sucateamento de órgãos estaduais.

Mesa Diretora para o biênio 2019-2020

Nelson Leal (PP) – presidente
Alex Lima (PSB) – primeiro vice-presidente
Ivana bastos (PSD) – segunda vice
Fabricio Falcão (PCdoB) – terceiro vice
Soldado Prisco (PSC) – quarto vice
Maria del Carmen (PT) – primeira secretária
Tom Araújo (DEM) – segundo secretário
Talita Oliveira (PSL) – terceira secretária
Euclides Fernandes (PDT) – quarto secretário

Suplentes da Mesa
Fabiola Mansur (PSB)
Samuel Junior (PDT)
Neusa Cadore (PT)
Pedro Tavares (DEM)
Jurailton Santos (PRB)

Fonte: Correio

Deixe um comentário