Na última quinta-feira, 6, o Centro de Integração Empresa- Escola – CIEE, instituição filantrópica sem fins lucrativos, lançou oficialmente o programa Aprendiz Legal Agronegócio. O novo arco de aprendizagem tem como objetivo renovar a mão de obra no campo e abrir mais de cinco mil oportunidades de emprego para os jovens nessa área até o ano que vem.

A capacitação atende a demanda crescente do setor agrícola, que já corresponde a 32% da balança comercial do País, mas ainda sofre com a escassez de mão de obra. Os jovens terão a oportunidade de atuar como volantes da agricultura, cultura de cana-de-açúcar, operar máquinas agrícolas e até mesmo manuseio de carnes.

De acordo com Luiz Gustavo Coppola, superintendente de Atendimento do CIEE, o programa dará início a um círculo virtuoso. “Ao menos 80% da mão-de-obra das empresas do segmento agrícola está no campo. Queremos capacitar os jovens para que eles assumam futuramente essas posições e pensem no setor como uma carreira profissional”.

Para Gustavo Junqueira, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo, que foi homenageado durante o evento, a iniciativa é essencial para atender a demanda crescente do setor econômico. “Precisamos capacitar pessoas e criar futuros líderes para realizar a gestão no campo”, conta.

O superintendente Geral do CIEE, Humberto Casagrande, reiterou que na era da indústria 4.0 é necessário renovar e oxigenar a mão-de-obra das empresas. “O meu sonho é que os empresários enxerguem os jovens aprendizes como um bom negócio para as empresas e não apenas como uma cota”, afirma. O programa Aprendiz Legal é realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho.

Parceria

Com o intuito de unir esforços, o CIEE e a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) assinaram um acordo para gerar mais oportunidades para os jovens no agronegócio. A previsão é que o arco figure entre os três principais programas de aprendizagem da instituição, ficando atrás do Administrativo e Comércio e Varejo, que contam hoje com 54 mil e 13 mil jovens, respectivamente.

CIEE 55 anos – Transformando vidas, construindo futuros

Desde sua fundação, há 55 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de mais de  200 mil estudantes e a aprendizagem de mais de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais: Facebook,InstagramTwitterYouTube e Linkedinwww.ciee.org.br

Fonte: Ascom CIEE

Deixe um comentário