Um espaço dedicado a oferecer orientações para uma vida saudável, esse é o objetivo da I Feira de Saúde do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), que será realizada nos dias 26 e 27 de março. O evento marca os 100 dias de funcionamento da unidade e estará aberto ao público de 08h às 18h, em frente ao ambulatório.

Março é o mês dedicado à mulher e para contemplar essa data, a unidade móvel de mamografia realizará um mutirão instruindo as mulheres sobre o autoexame de mamas para possível detecção de nódulos.

A faixa etária para realização do exame de mamografia é de 50 a 69 anos, preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde para rastreamento preventivo do câncer de mama. As interessadas devem comparecer portando cartão SUS, documento de identidade (RG) e comprovante de residência atualizado, ambos original e cópia. 

O evento é aberto à população de Ilhéus e municípios circunvizinhos, contudo as mulheres têm atendimento especial. Os serviços de mastologia têm papel fundamental na preservação da saúde feminina.

Serão realizados 280 exames, em dois dias de permanência da unidade móvel. Contudo, vale ressaltar que as mulheres que fizeram mastectomia (remoção de uma ou ambas as mamas) ou cirurgia para a retirada de nódulo devem procurar um centro de referência.

A programação também inclui consultas em diversas especialidades; testes rápidos para o diagnóstico do HIV, da sífilis e das hepatites B e C; aferição de pressão arterial; vacinação para adultos e crianças; além de distribuição de material educativo sobre saúde da mulher e prevenção de doenças. Os testes rápidos serão oferecidos na terça-feira (27/03), de 08h às 13h.

A equipe de imunização do município de Ilhéus irá vacinar a população contra a febre amarela, hepatite B, HPV (oferecida a meninas de 9 a 15 anos incompletos e a meninos de 11 a 15 anos incompletos), tétano e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). As crianças receberão as doses de todas as vacinas do calendário. É importante que seja apresentada a caderneta de vacinação. A imunização vai ocorrer nos dois dias, sempre de 08h às 13h.

“A finalidade é ofertar ações que auxiliem a população a olhar para a própria saúde, através de atendimentos e orientações básicas”, explica o diretor-geral do HRCC, Hernani Vaz Krüger.

Deixe um comentário