Comunicado da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus informou que duas unidades da SAMU asseguram o atendimento à população nesta sexta, apesar da paralisação de advertência por 24 horas dos servidores do Samu, em Ilhéus. Uma unidade básica e outra avançada, segundo o coordenador do serviço, Edson Freitas Nascimento, atuam por meio da viatura básica, com um técnico e um condutor socorrista. Na avançada, médico, enfermeiro e condutor.

Considerado pelo Ministério da Saúde um Polo Regional, o Samu de Ilhéus regula o atendimento em mais seis municípios do estado: Valença, Gandu, Itacaré, Una, Arataca e Teolândia. A população destas localidades quando necessita de atendimento, liga para uma central em Ilhéus, que demanda a cada município a ação solicitada. No entanto, em casos mais graves, são as ambulâncias de Ilhéus as deslocadas para estas localidades, algumas a mais de 150 quilômetros do polo emissor.

Por isso, obrigatoriamente, Ilhéus necessita ter disponíveis, seis unidades – duas avançadas (com motorista, médico e enfermeiro) e quatro básicas (com motorista e enfermeiro). A última renovação da frota ocorreu em 2012. Em 2015, a gestão anterior recebeu mais duas ambulâncias para se somar à frota. Mas de acordo com a secretária municipal da Saúde, enfermeira Elizângela Oliveira, o atual governo recebeu viaturas sucateadas ou sem manutenção e a solução definitiva para a regularização do serviço passa pela renovação da frota por parte do Ministério da Saúde.

* Com informações da Secom Ilhéus

Deixe um comentário