Neste sábado, 24 de agosto, Ilhéus volta a ser a capital brasileira de triathlon, ao receber a etapa do Campeonato Brasileiro, com direito a seletiva para o Mundial, que acontece em 2025, em Pontevedra, na Espanha. A cidade também sediará a final do Campeonato Brasileiro de Aquabike, o Campeonato Baiano de Triathlon, com participação de atletas não federados, e a prova de Sprint, com os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, vinculada à Federação Baiana de Triathlon.

Ilhéus, um dos berços do esporte no país, se prepara para receber cerca de 250 atletas federados, além de outros competidores, marcando o reencontro da cidade com grandes competições. O evento não só reforça o protagonismo de Ilhéus no cenário esportivo, como também se integra à sua rica herança cultural. A realização desta etapa do Campeonato Brasileiro é um passo inicial para ajudar a transformar o município em sede do Panamericano de Triathlon em 2025, algo que o município tem pleiteado.

Como parte da programação oficial, na sexta-feira (23), acontece a entrega de kits, no Teatro Municipal de Ilhéus e o congresso técnico obrigatório. A entrega ocorrerá das 17h às 19h, seguida do congresso às 18h. Escolher um espaço tão simbólico para esses momentos reforça a grandiosidade do evento e a importância de integrar esporte e cultura em Ilhéus.

O prefeito Mário Alexandre convida todos a prestigiarem o evento: “Estamos felizes por Ilhéus ser escolhida para receber uma prova tão importante e por nos reencontrarmos com a história da modalidade, já que nossa cidade é considerada o berço do triathlon no Brasil. Essa é uma grande oportunidade de valorizar o esporte e celebrar a integração entre tradição e modernidade, características tão presentes em Ilhéus.”

Mudança no trânsito

Em função das competições, o trânsito em Ilhéus passará por algumas mudanças durante o sábado, dia da prova, entre às 13h e às 18 horas:

A Ponte Jorge Amado será completamente fechada, assim como a Rua Padre Luis Palmeira, que dá acesso à ponte. Na Avenida 2 de Julho, o trecho entre a Rua Padre Luiz Palmeira e a Praça José Marcelino, passando pelo Cristo Redentor, estará bloqueado. A Rua Coronel Paiva também será totalmente interditada. Além disso, o estacionamento da Praia do Cristo permanecerá fechado desde a manhã até o término do evento, após as 18 horas.

As medidas buscam garantir a segurança dos competidores e reforçam a preparação de Ilhéus para receber competições de porte nacional, confirmando seu papel como referência no triathlon brasileiro e internacional.

Deixe um comentário