Para os estudantes com acesso estável à internet, os professores podem utilizar recursos digitais,

Para falar do retorno das aulas da rede estadual de ensino, programada para o próximo dia 15 (segunda-feira), o professor Ezner Teles , foi entrevistado no programa O Tabuleiro, Ilhéus FM 105.9 nesta quinta-feira e na oportunidade convocou os alunos para esse novo momento. 

“No dia 15 terá uma aula que será um acolhimento virtual que será transmitida pelo Youtube no canal da  secretaria de educação” , disse. “ Quem tem internet, usará as plataformas. Mas quem não tiver acesso tecnológico, terá o material impresso”, afirmou o professor afirmando que o aluno , neste caso, deverá ir até a unidade em que está matriculado e pegar o livro. 
“Os professores estão preparados para receber os alunos de forma diferente. Nossa atenção precisa ser redobrada”, disse, acrescentando que o trabalho do líder de turma para divulgar as novas formas de estudo está sendo muito importante neste momento de pandemia. 

“Os professores estão preparados para receber os alunos de forma diferente. Nossa atenção precisa ser redobrada”, disse acrescentando que o trabalho do líder de turma para divulgar as novas formas de estudo está sendo muito importante neste momento de pandemia. 

Para os estudantes com acesso estável à internet, os professores podem utilizar recursos digitais, como o Google Meet, para interagir em tempo real de forma on-line, em horário pré-agendado, apresentando suas aulas, facilitando a participação ativa e interação dos estudantes, esclarecendo dúvidas e solicitando produções dinâmicas, como vídeos, áudios e mapas mentais digitais.
Ainda podem ser utilizadas ferramentas de interação, como as salas virtuais, e outros materiais on-line, incluindo os recursos educacionais abertos disponíveis na Plataforma Anísio Teixeira (www.pat.educacao.ba.gov.br). Neste caso, é fundamental evitar o excesso de exposição à tela, valorizando também os experimentos feitos em casa, a leitura e a produção escrita.
Para o estudante com acesso instável à internet (menos de 2h diárias), pode-se fazer uso de áudios, podcasts e videoaulas (gravadas pelos professores, selecionadas por eles ou veiculadas pela TV Educa Bahia), que podem ser enviados por Whatsapp ou e-mail e também postadas no Classroom, interagindo em tempos diferentes, mas sem abrir mão dos espaços para o esclarecimento de dúvidas, devolutivas e correções (com respostas comentadas e construídas de forma coletiva).

Clique e ouça aqui para ouvir na íntegra a entrevista com o professor.

Deixe um comentário