Self-Healing possibilita cerca de 99% de aproveitamento de tempo para  restabelecimento de interrupções e 78 municípios baianos já contam com tecnologia

 

A Coelba segue com o plano de implantação do sistema Self-Healing,  tecnologia moderna de automação de redes, que, a partir de religadores instalados em pontos estratégicos da rede de distribuição, permite recompor o fornecimento de energia em apenas 60 segundos. O sistema desenvolvido pela própria concessionária já atendia 56 municípios baianos e, entre os meses de agosto e dezembro, foi instalado em mais 22 cidades baianas e ampliado em vários  bairros de Salvador.

 

Entre as cidades que receberam o sistema recentemente estão Andaraí, Uauá, Ribeira do Pombal, Itiúba, Senhor do Bonfim, Salvador, Campo Formoso, Ourolândia, Jacobina, Cícero Dantas, Amargosa, Ilhéus, Caldeirão Grande, Dias D’Ávila e Riachão das Neves. São mais de 59 equipamentos com a tecnologia instalados na rede elétrica dos 22 municípios, nos últimos cinco meses, e ligados diretamente com o Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora.

A tecnologia recompõe o fornecimento de energia elétrica automaticamente, no menor tempo possível. Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe o fornecimento de energia, o sistema já identifica o ponto onde houve a interrupção, isola somente a área afetada e recompõe o fornecimento de energia automaticamente a todos os demais clientes impactados. Um restabelecimento que antes poderia levar cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica – agora, pode levar apenas 60 segundos para ser concluído.

 

A ampliação da instalação do Self Healing na rede de distribuição reforça o compromisso da empresa com a qualidade do fornecimento de energia elétrica. Neste ano, a Coelba seguiu fornecendo energia dentro dos parâmetros de qualidade determinados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto faz parte das iniciativas da Coelba para adequação ao conceito de Smart Grids (redes inteligentes), nova tendência mundial na distribuição de energia elétrica.  

Deixe um comentário