A nova ponte Ilhéus/Pontal (“Jorge Amado“), depois de tantos empecilhos, barreiras enfrentadas, menosprezada e mentiras descabidas, com várias interrupções por causa disso, exceto na troca da Construtora Constran, pela a OAS, em consequência da Operação Java Jato, mas, enfim, superada de quase tudo e com pequenos olhares, dos que lutavam para barrá-la; agora evidencia para nossa cidade e o mundo, dois pontos que já estavam esquecidos, por tudo e por todos.
São detalhes que, brotam aos que já tiveram o prazer, como nós, de passarmos pelo acesso Norte da ponte, nestes últimos dias. E com outro olhar, dos que observam o turismo, como uma das boas alternativas para a cidade, percebem que o OBELISCO em homenagem ao Dia 2 de Julho – Independência da Bahia em 1823, como fortalecimento a Independência do Brasil, ocorrida em 07 de Setembro de 1822; e o monumento do Cristo Redentor, merecem agora mais do que nunca, a atenção por parte de todos e principalmente pelo poder público.
Hoje já é possível chegar a pés à base do mirante Dois de Julho, pelo novo acesso a ponte, que antes era um matagal confuso pelo esgoto a céu aberto. Agora este espaço, com uma simples erradicação das ervas daninhas, no seu paredão, com uma pintura descente e uma boa iluminação, será mais cartão postal da cidade, como já fora no passado.
O Cristo Redentor pela mesma forma, só precisará de uma requalificação sem muita sofisticação, para também dar vida, a quem foi eternamente esquecido ao longo do tempo, fazendo parte da memória esquecida de muitos.
Por este acesso norte, notamos que as encostas/barrancos, da base da pista de rolamento, não foram em tempo realizadas, os devidos plantios de grama, para se evitar a erosão, que naturalmente ocorre, com as chuvas. Já é notório e bem evidentes não só a erosão, mas, também as voçorocas, comuns quando acontece fortes chuvas com ventanias, o que vem acontecendo ultimamente na cidade de Ilhéus.
Há vários locais de erosões ao longo da pista, entre a Catedral e o Cristo redentor, que praticamente já estão à beira da calçada, há mais ou menos dois metros da pista de rolamento. O que nos chama mais atenção, é que este tipo de proteção do solo, ocorre logo em seguida ao aterro e nivelamento da pista, mas, isto não ocorreu. Já estamos nos dias finais para inauguração, e a situação é a mesma, o que nos leva a crer, que com mais algumas chuvas torrenciais, teremos os primeiros desvios na pista, em razão dos primeiros desmoronamento da calçada e logo em seguida da pista de rolamento.
Por outro lado, pelo acesso Sul, está sendo realizado pelo próprio governador do Estado da Bahia, através da OAS ou sua empreiteira terceirizada, que farão parte da inauguração em breve.
Nos referimos ao espaço que outrora fora o Colégio Padre Antônio Vieira, agora sendo totalmente urbanizado para abrigar um parquinho para as crianças, os trailers das hamburguerias e estacionamento para veículos, como se ver nas fotos atuais. O loteamento Nova Brasília, totalmente recuperado e valorizado, com sua infraestrutura, irá receber um novo espaço verde, com uma praça poliesportiva, agora visto com um novo olhar. Ressaltamos também, as primeiras atitudes por parte de alguns moradores, o embelezamento de seus muros ou paredes residenciais, com gravuras de gravites. Isto comprova que este povo, sabe a importância da valorização deste novo amanhecer, para o progresso, depois de tantos sofrimentos e incertezas.
Esperamos que esta narrativa, seja entendida como mais uma sugestão, para esta fantástica obra, que irá além de cumprir seu papel de mobilidade urbana, irá tornar-se um novo CARTÃO POSTAL da cidade, queira ou não os ferrenhos do passado.
Comentários
Sem Comentários