Foi aprovado no dia 11 de dezembro de 2019 o projeto de lei 3.531/2015 pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara, que determina a ampliação da cobertura de celular nas estradas brasileiras. Atualmente o serviço está sendo oferecido nas proximidades das sedes dos municípios, o que faz com que muitos trechos de estradas fiquem sem sinal da rede móvel de telefonia.

 

O texto do projeto de lei prevê a obrigatoriedade, por parte das operadoras de celular, de ampliar a cobertura à todas as rodovias federais e estaduais, resolvendo parte de um problema antigo. Os brasileiros já se acostumaram a não contar com o sinal de celular durante as viagens nas estradas, muitos tentam resolver o problema tendo mais de um chip de diferentes operadoras, o que nem sempre funciona. Por enquanto, as operadoras serão obrigadas a oferecer o serviço de voz, deixando o serviço de dados móveis (acesso à Internet) para um outro momento.

 

Essa mudança na cobertura implicará em custos que serão repartidos entre as operadoras de telecomunicações e o governo, estando previsto o possível compartilhamento das torres de sinal entre outras instalações e equipamentos, dependendo somente da regulamentação das condições e custos envolvidos.

 

O projeto de lei poderá entrar em vigor em até 90 dias, após a decisão da Câmara dos Deputados e aprovação nas seguintes etapas, resolvendo o problema de falta de sinal móvel nas estradas brasileiras.

 

Fonte: Podecomparar

Deixe um comentário