Ilhéus, município do sul da Bahia está oficialmente incluída no Mapa Nacional do Turismo Brasileiro, de 2019-2021 do Ministério do Turismo (MTur). A certificação foi divulgada no Diário Oficial da União, instituída pela Portaria nº 271, de 23 de agosto de 2019. A inclusão no mapa possibilitará ao município buscar recursos junto ao MTur para investir em melhorias nos pontos de visitação turística da histórica cidade.

De acordo com a Prefeitura, o setor é considerado um vetor econômico importante, pois insere Ilhéus no cenário nacional, além de aquecer a economia local. “Por meio das parcerias firmadas entre o poder público municipal e os governos estadual e federal, estamos atraindo investimentos para fomentar e impulsionar o turismo, projetando nossa cidade para o mundo”, reforça o secretário Fábio Manzi Junio, da Cultura e do Turismo (Sesult).

A partir do novo mapa, Ilhéus foi elevada à categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Os municípios que pertencem à categoria A recebem mais subsídios do Governo Federal e do Ministério do Turismo, a linha de crédito se torna mais acessível e a cidade passar a ter maior visibilidade.

O titular da Comunicação (Secom), Hélio Ricardo participou ativamente da campanha publicitaria do Cadastro, e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido em campo, realizado pelos turismólogos, Edijan Bispo e Ingrid Barbosa, com apoio do servidor Jacks Rodrigues, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Fortalecimento – Na última quinta-feira (22), o prefeito Mário Alexandre participou de uma reunião para alinhar os preparativos da temporada de cruzeiros no município, no período compreendido entre novembro de 2019 e abril de 2020. Na oportunidade, o gestor municipal destacou a parceria firmada entre o Governo do Estado, município e trade turístico, com o propósito de atrair investimentos para a cidade nos próximos anos.

No início do mês, Mário assinou o protocolo de intenções para reordenamento da Praia do Cristo, primeira praia da Bahia incluída no Projeto Praia Legal. Por meio da iniciativa, ação conjunta entre a Prefeitura e a Marinha do Brasil, a população poderá contar com novas opções de lazer, melhoria da infraestrutura e garantia de segurança e acessibilidade aos usuários. A expectativa é que o projeto seja colocado em prática neste verão.

Nova ponte – O prefeito ainda enfatizou que a urbanização da orla, com a entrega da ponte, a primeira estaiada da Bahia, que ligará o Centro ao Pontal requalificará o padrão de mobilidade urbana, garantindo mais acessibilidade aos moradores, turistas e visitantes. “Estamos experimentando um momento assertivo tanto para Ilhéus quanto para a região sul do Estado”, reforçou.  

O novo Mapa Nacional do Turismo Brasileiro determinou que o município de Maraú, conhecido como a Polinésia Baiana, passe a integrar a região da Costa do Cacau. Maraú é um dos indutores do turismo na Bahia. De acordo com o MTur, a categorização é um processo dinâmico, assim como o Mapa do Turismo Brasileiro, deverá ser atualizado e aperfeiçoado periodicamente.

 

Deixe um comentário